EPA – Embaixada da Performance Arte

A EMBAIXADA DA PERFORMANCE ARTE [EPA!] é uma residência artística independente proposta pela artista visual Maíra Vaz Valente em São Paulo (SP/Brasil) com o intuito de fomentar pesquisas poéticas e teóricas dedicadas ao campo específico da performance arte.

EPA – Embaixada da Performance Art

.o que é?

A EMBAIXADA DA PERFORMANCE ARTE [EPA!] é uma residência artística independente proposta pela artista visual Maíra Vaz Valente em São Paulo (SP/Brasil). Com o intuito de fomentar pesquisas poéticas e teóricas dedicadas ao campo específico da performance arte, a EPA! oferece acompanhamento de processo criativo, orientação de projetos, leitura crítica de portfólio além de proporcionar intercâmbio com produções de artistas locais. Assim, artistas interessados em se conectar com a rede local e vivenciar seu processo artístico na EPA! encontrarão um ambiente-casa dedicado à prática.

 

. história por Maíra Vaz Valente

No ano de 2006 passei a abrir minha casa para hospedar amigos-artistas e artistas-viajantes de passagem pela cidade de São Paulo por diversos motivos: visita a instituições culturais, participação em mostras, realização de projeto artísticos, pesquisas, produções pessoais, etc. A prática que me parecia despretensiosa e natural fez da casa na Vila Pompéia um ponto de referência à rede da performance arte nacional e internacional. Ao longo de 13 anos hospedei mais de 25 artistas e ali organizei alguns encontros dedicados ao estudo da performance arte.

Uma década depois, já em 2016, durante um descontraído café da manhã entre amigos-artistas, fui nomeada embaixatriz da performance arte pelos queridos Rubiane Maia e Manuel Vason. Incentivada pelos colegas da própria rede, decidi pela formalização da residência artística. A partir disso, iniciei uma série de pequenas reformas e mudanças no espaço da casa para que pudesse dar início às atividades que precederiam o anúncio da EMBAIXADA DA PERFORMANCE ARTE. Consciente desta trajetória, fundei a EPA e convidei Fernando Ribeiro, idealizador da p.ARTE, como o curador oficial, selando assim o início de parcerias com outras inciativas independentes.

Em primeiro de janeiro de 2019, diante de uma grande catástrofe política vivida pelo país, anunciei às 19h a posse de meu cargo de embaixatriz - por autoproclamação - ao lado de Beuys, meu cão, em cerimônia realizada nas redes sociais.

+informação

instagram @embaixadaperformancearte

facebook @embaxaidaperformancearte

contact: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

  • EPA06
  • quartoEPA5