p.ARTE Library

An online performance art library
Library: Tônus da presença: experiência estética como jogo, quietude e contingência
Title:      Tônus da presença: experiência estética como jogo, quietude e contingência
Categories:      Teses e Dissertações
BookID:      3
Authors:      Miranda, Mariana Lage
ISBN-10(13):     
Publication date:      2015
Number of pages:      224
Language:      Not specified
Price:      0.00
Rating:      0 
Picture:      no-img_eng.png
Ebook:      Download ebook1.pdf
Description:     

Resumo

Esta tese investiga a natureza da experiência estética contemporânea e propõe uma constelação de conceitos a fim de direcionar a abordagem filosófica da arte para uma perspectiva aberta ao contingente, ao jogo, ao acontecimento, à performance, à vivência sensorial e ao prazer epifânico.

No lugar de uma Estética que se concentra sobre as noções de obra de arte, mundo da arte, ficção ou que acredita que o papel da arte contemporânea é colocar reiteradamente a pergunta “isso é arte?” e “por que isso é arte?”, defendo a primazia da experiência estética enquanto vivência [Erlebnis], engajamento do corpo e como tônus da presença. Discutindo os conceitos de performance de Paul Zumthor e de presença de Hans Ulrich Gumbrecht, relaciono-os a inúmeros exemplos de arte contemporânea, de John Cage (1952) a Marina Abramovic (2014), propondo que a experiência aconteça menos como apreensão de um sentido estável e mais como uma epifania, como uma forma contingente, como um prazer efêmero e incomunicável. Dos escritos sobre presença de Gumbrecht, herdamos a importância da Gelassenheit de Heidegger para a fundação de um tônus da presença: um estar disponível, relaxado e com os sentidos em vigília, para o aqui agora de uma presença. Numa época em que vivemos a fissura do tempo cronólogico histórico, em que emerge uma cronofobia e a sensação de um eterno agora e um presente amplo, o tônus da presença chama a atenção para uma experiência estética mais corporal e espacial, mais entregue ao presente.

 

Ficha Catalográfica

100     Miranda, Mariana Lage

M672t

2015

 

Tônus da presença [manuscrito] : experiência estética como jogo, quietude e contingência / Mariana Lage Miranda. - 2015.

224 f.

Orientadora: Virgínia Araújo Figueiredo.

Coorientador: Hans Ulrich Gumbrecht

 

Tese (doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

Inclui bibliografia

 

1. Filosofia – Teses 2. Estética - Teses. 3. Performance (Arte) - Teses. I. Figueiredo, Virgínia Araújo . II. Gumbrecht, Hans Ulrich. III. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade